TL;DR: "patologia" como sinônimo de doença é inadequado, pois confunde a área do conhecimento (Patologia), com seu objeto de estudo (doença). Por exemplo, você estranharia provavelmente o uso de "astronomias" se referindo a estrelas, "biologias", para se referir a animais e plantas, etc.
O uso de "patologia" como sinônimo de "doença" é inadequado em contextos científicos e técnicos porque "patologia" se refere ao estudo das doenças, incluindo suas causas, desenvolvimento e efeitos no organismo, enquanto "doença" designa uma condição específica que afeta a saúde de um indivíduo. Patologia abrange não apenas as condições clínicas, mas também as alterações morfológicas e funcionais que ocorrem em um organismo vivo. A aplicação da terminologia correta é essencial para a precisão na comunicação científica e deve ser estimulada na prática profissional, principalmente de carreiras da saúde.
Em Nov/2025 discuti esse tópico com um chatbot de GenIA (Google gemini). A conversa é bem instrutiva e merece ser vista para sedimentar melhor o entendimento sobre a inadequação de se usar "patologia" como sinônimo de doença. A conversa está disponível em https://enxr.cc/patologia